Quem quer ser Rúben Neves?

Rúben Neves fez história frente ao Marítimo
Se a pergunta fosse colocada a um portista, a resposta surgiria em uníssono, sempre na mesma direcção. Depois de Fernando, o FC Porto procurava uma cópia - à partida - do abominável homem das limpezas brasileiro, mas a chegada de Lopetegui revolucionou até a concepção de jogo mais enraízada que, compreensivelmente, os adeptos portistas tinham na cabeça para a posição. Foi assim que o universo draconiano conheceu, e se entregou, ao 'admirável' Rubén (das) Neves.

Reconhecidamente um homem da formação, Julen Lopetegui não embarca na euforia que parece ter-se instalado à volta do médio. O espanhol, de carácter discreto, mas decidido, não oferece grandes títulos aos diários desportivos, e vai dizendo que não foi ele quem descobriu aquele que, para já, é a grande sensação de um meio-campo que conta com um pequeno-arquitecto chamado Óliver Torres, e um mexicano propenso aos esticões e de gancho sempre afiado.

A estreia frente ao Marítimo foi apenas uma meia-surpresa. Rúben Neves havia-se colocado na pole position durante toda a pré-época. Para isso, não foi preciso esticar o pescoço ou colocar-se em bicos de pés, tal brisa calma em que assenta o seu futebol de toque, e critério na escolha da próxima acção. Pisa terrenos recuados com a mesma facilidade com que se aproxima da área, ou lateraliza instintivamente à procura do defesa que vem num expresso em apoio desde trás. Mas se dúvidas houvessem sobre a capacidade de adaptação do menino ao momento, basta ver o fogo com que festejou o golo que, por agora, o deixa na história dos azuis e brancos. Questionava-se se, num patamar de exigência máxima, como diante do Lille, seria prudente repetir a aposta; o técnico basco mudou, mas não subtraiu o português à equação que deu a vitória diante dos franceses, em mais uma demonstração de maturidade e saber posicional do ex-juvenil portista.

Ninguém sabe o desfecho deste livro. Evandro, Carlos Eduardo, Casemiro ou Quintero, querem fazer dele um romance passageiro, mas Rúben Neves parece estar inclinado em escrever o seu próprio conto de fadas. Com vários pontos quentes: depois de Marítimo e Lille, todos ficam à espera do próximo clímax deste adolescente...

Comentários

Mensagens populares