Jogador à lupa: Martin Odegaard (Stromsgodset - Noruega)

Depois de 'Thor', há um novo Deus viking a fazer-se sentir a norte da Europa. A temperatura amena que se faz sentir na Noruega parece estar a derreter, e a revelar, aquele que, segundo o actual treinador do Celtic e pedagogo que o lançou, tem todas as condições para se tornar no melhor jogador do mundo.

Martin Odegaard, 15 anos (!), alinha pelo Stromsgodset, e em catorze jogos na Tippeligaen a sua estatística pessoal não pára de disparar para números completamente inesperados em alguém de tão tenra idade. Chamado para se apresentar aos trabalhos da selecção A norueguesa, os responsáveis técnicos do seu clube sempre estiveram cientes do seu talento, apesar das recentes façanhas escaparem à previsão mais optmista sobre um médio-ofensivo que já estará a ser monitorizado por Dortmund, Bayern, Real Madrid...e Ajax, o destino que muitos apontam como apropriado:

"O seu próximo clube não deve ser escolhido em função da proposta recebida. O Real (Madrid) pode oferecer uma fortuna e o Ajax apenas um décimo dela, mas será melhor para a sua evolução se for para a Holanda.", fez notar Tor-Kristian Karlesen, um dos mais reputados caça-talentos noruegueses.

Pela amostra, Odegaard apresenta potencial para cumprir o preconizado pelo actual treinador do Celtic. Bola colada ao pé esquerdo, olhar fixo na baliza contrária e...assistência ao cair do pano, quase sempre com o avançado no limite do fora-de-jogo. Próprio do descaramento da idade abusa, em alguns momentos, de diabruras circences algo inconsequentes, justificadas pelo entusiasmo natural de quem há um ano fazia parte dos sub-14 do clube nórdico. Afinal, da Noruega chega-nos mais que o melhor bacalhau.


Fica um cheirinho: https://www.youtube.com/watch?v=BWLdajSvD40

Comentários

Mensagens populares